terça-feira, 6 de abril de 2010

Manteiga Extra x de Primeira Qualidade


Não sei se vocês já repararam, mas nos supermercados normalmente encontramos dois tipos de manteiga: a Extra e a de Primeira Qualidade. Apesar do nome, a Extra é melhor que a de Primeira Qualidade. Existe também a manteiga comum ou de segunda qualidade, mas não vi para vender.

Descobri que os requisitos para a produção de certos alimentos são dados pelo Codex Alimentarius e pelo International Daily Federation.

A manteiga é a matéria gorda do leite (nata) batida, acrescentada ou não de sal. A qualidade da manteiga depende, obviamente, da qualidade da nata.

Ela é um dos ingredientes essenciais da cozinha. Se você deseja um prato saboroso, seja doce ou salgado, utilize manteiga, de preferência extra. É um dinheiro bem gasto, não adianta se dar o trabalho de fazer comida e ela ficar mais ou menos.

Eu só utilizo margarina para untar formas e olhe lá. Até para fritar bifes e farofa, uma boa manteiga faz toda a diferença. A Julia Child diz isso no início do Mastering, Anthony Bourdain também vive repetindo. É verdade, comprovo na prática.

Nenhum comentário:

ShareThis

Related Posts with Thumbnails